
quarta-feira, 25 de janeiro de 2017
OPINIÃO ENCERRA SUAS ATIVIDADES
O fim de uma luta
O Opinião surgiu em 2009, após minha saída da Rede Lagos de jornal e TV.
Sentí, naquela época, a necessidade de continuar lutando pela cidade que acreditava, ainda mais com a recente eleição de um prefeito que não era de meu agrado, e esta postura sempre foi clara.
Começamos como jornal papel, mas nenhum anunciante quis associar sua marca a um veículo opositor. Saímos das bancas e fomos para a internet – á época, ainda um insípido meio de comunicação – e lá construímos nossa história.
Com linguagem aberta e objetiva, posturas claras e nunca ficando em cima do muro, conquistamos vitórias ao longo dos anos. Revelamos a baixeza sindical em Cabo Frio, os conluios políticos, o oportunismo de ambiciosos candidatos á vereança – e a tal ponto de sucesso chegamos que o prefeito opositor nos processou, sindicatos tentaram bloquear nossas páginas nas redes sociais e na internet, armadilhas foram preparadas em programas de entrevistas e mais um longo e tedioso rol de armações ao longo destes oito anos de luta, sem patrocinadores ou apoios de qualquer espécie.
Neste meio tempo e com o agravamento da crise política em Brasília, entramos também nesta briga defendendo o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef e a prisão dos ladrões que saquearam o país.
Conseguimos o apoio do cantor Lobão, dos políticos Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro, bem como uma pequena mas expressiva e influente lista de nomes conhecidos Brasil á fora.
Para nosso pequeno tamanho, foi motivo de alegria termos mais de 21 mil acessos num só dia em nossas matérias, mas mesmo assim continuamos trabalhando por idealismo – sem patrocínio, sem apoios próximos, sem incentivos.
Criamos nosso canal no You Tube onde postamos vídeos jornalisticos opinativos, bem como nos espalhamos pelo Twitter, Google+, The Real Talk, Facebook e até mesmo Instagram.
É evidente que ao longo de quase uma década de luta conseguimos reunir uma pesada lista de inimizades e ódios, ao ponto de sermos chamados de “câncer da mídia” em decorrência de nossas posições políticas e sociais.
E tudo isso, um dia, certamente iria pesar. E agora pesou.
Toda essa luta, todos os ódios que angariamos, o nenhum apoio que tivemos além da leitura amiga de nossos seguidores, tudo isso sem obter um só resultado positivo.
Mesmo o grupo político que apoiamos em nossa cidade, ao chegar ao poder, revelou-se de uma inépcia avassaladora e nos envergonhou por termos defendido por anos um grupo que se auto-destruiu em nome da ambição – e com ela levou o município junto.
O balanço que fazemos após tudo isso, é negativo e está na hora de parar.
Idealismo não paga contas, não nos dá casa e comida e certamente saio disto tudo muito mais pobre que entrei – caso único na política e jornalismo locais.
Esta é a última postagem do Opinião – o ambicionado nome que tantas vezes tentaram roubar de mim. Sem nenhum resultado real na vida de Cabo Frio ou na política brasileira, somado á minha própria deterioração fisica e material, resta a resignação e o silêncio.
E a torcida, para que surjam outros com mais dinheiro, saúde, apoio e competência para levar esta tarefa adiante, sem que para isso precisem destruir a própria vida pessoal.
Agora é hora de buscar novos rumos, procurar o sustento do suor nosso de cada dia.
E virar, definitivamente, a última página do Opinião.
Muito obrigado á todos!
Walter Biancardine.